03 maio 2024
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Inbound e Outbound Marketing: entenda as diferenças e saiba como usar cada estratégia a favor da sua marca

Não há vilão nem mocinho: o melhor caminho é unir ambas as metodologias em um plano de marketing integrado

Antes de entrar diretamente nos benefícios e diferenças entre inbound e outbound marketing, vale a pena dar um pequeno passo atrás.

Você provavelmente sabe que antes da era digital dominar o mundo do marketing, as agências dependiam de métodos bem analógicos para chamar a atenção dos consumidores: panfletos, anúncios em outdoors, jornais e revistas, comerciais de rádio e, claro, os memoráveis comerciais de TV que todos comentavam no dia seguinte.

Naquela época, o marketing era como um megafone gigante: era preciso falar alto e claro, esperando que a mensagem certa alcançasse os ouvidos certos. Fazíamos exclusivamente o Outbound Marketing, estratégia definida pela interrupção de uma experiência. 

 A chegada da internet, com seus buscadores e redes sociais, trouxe com ela o conceito de Inbound Marketing, definido pela permissão.

A ideia é simples: oferecer conteúdos e recursos relevantes o suficiente para aparecer nos resultados de busca, que é nada mais, nada menos do que o exato momento em que as pessoas estiverem procurando por algo relacionado ao seu produto ou serviço. 

Ou seja, em vez de ir atrás dos clientes, o inbound torna possível atraí-los quando eles já estão interessados no que a empresa tem a oferecer.

Inbound ou Outbound marketing: qual a melhor estratégia?

Basicamente, estamos falando de estratégias diferentes para chegar aos consumidores, que podem ser resumidas e comparadas dessa forma: 

Olhando o comparativo do quadro, parece tentador afirmar a superioridade do Inbound Marketing, certo? Digamos que o conceito soa mais positivo se considerarmos a intenção final de conquistar o consumidor.

Mas, na verdade, as duas estratégias se completam de maneira eficaz quando integradas em uma visão de marketing 360 graus.

E como o Inbound e o Outbound Marketing se complementam? 

A abordagem combinada aproveita os pontos fortes de cada metodologia para criar um plano dinâmico e adaptável, promovendo uma experiência de cliente mais coesa, com mais pontos de contato e oportunidades de relacionamento. 

A forma como essa complementaridade vai acontecer depende do seu objetivo. Os exemplos a seguir ajudam a deixar essa questão mais clara. 

Sabemos que o comportamento do consumidor está em constante evolução e as preferências podem mudar rapidamente. Algumas audiências podem responder melhor a estratégias diretas de Outbound, especialmente em setores nos quais as decisões de compra são mais impulsivas ou baseadas em ofertas e promoções de ocasião.

Dessa forma, equilibramos relacionamento de longo prazo ao mesmo tempo que construímos oportunidades de vendas em um ciclo mais curto. Afinal, o dinheiro precisa entrar para pagar as contas, financiar o plano e dar lucro.

Na dúvida sobre qual caminho usar e como fazer essa combinação de estratégias? 

O olhar especializado de um profissional de marketing pode garantir seu investimento no lugar certo e do jeito certo!

Conte com a nossa equipe para esse desafio!