Inbound e Outbound Marketing: entenda as diferenças e saiba como usar cada estratégia a favor da sua marca
in Estratégia Digital
Não há vilão nem mocinho: o melhor caminho é unir ambas as metodologias em um plano de marketing integrado
Antes de entrar diretamente nos benefícios e diferenças entre inbound e outbound marketing, vale a pena dar um pequeno passo atrás.
Você provavelmente sabe que antes da era digital dominar o mundo do marketing, as agências dependiam de métodos bem analógicos para chamar a atenção dos consumidores: panfletos, anúncios em outdoors, jornais e revistas, comerciais de rádio e, claro, os memoráveis comerciais de TV que todos comentavam no dia seguinte.
Naquela época, o marketing era como um megafone gigante: era preciso falar alto e claro, esperando que a mensagem certa alcançasse os ouvidos certos. Fazíamos exclusivamente o Outbound Marketing, estratégia definida pela interrupção de uma experiência.
A chegada da internet, com seus buscadores e redes sociais, trouxe com ela o conceito de Inbound Marketing, definido pela permissão.
A ideia é simples: oferecer conteúdos e recursos relevantes o suficiente para aparecer nos resultados de busca, que é nada mais, nada menos do que o exato momento em que as pessoas estiverem procurando por algo relacionado ao seu produto ou serviço.
Ou seja, em vez de ir atrás dos clientes, o inbound torna possível atraí-los quando eles já estão interessados no que a empresa tem a oferecer.
Inbound ou Outbound marketing: qual a melhor estratégia?
Basicamente, estamos falando de estratégias diferentes para chegar aos consumidores, que podem ser resumidas e comparadas dessa forma:
Olhando o comparativo do quadro, parece tentador afirmar a superioridade do Inbound Marketing, certo? Digamos que o conceito soa mais positivo se considerarmos a intenção final de conquistar o consumidor.
Mas, na verdade, as duas estratégias se completam de maneira eficaz quando integradas em uma visão de marketing 360 graus.
E como o Inbound e o Outbound Marketing se complementam?
A abordagem combinada aproveita os pontos fortes de cada metodologia para criar um plano dinâmico e adaptável, promovendo uma experiência de cliente mais coesa, com mais pontos de contato e oportunidades de relacionamento.
A forma como essa complementaridade vai acontecer depende do seu objetivo. Os exemplos a seguir ajudam a deixar essa questão mais clara.
Sabemos que o comportamento do consumidor está em constante evolução e as preferências podem mudar rapidamente. Algumas audiências podem responder melhor a estratégias diretas de Outbound, especialmente em setores nos quais as decisões de compra são mais impulsivas ou baseadas em ofertas e promoções de ocasião.
Dessa forma, equilibramos relacionamento de longo prazo ao mesmo tempo que construímos oportunidades de vendas em um ciclo mais curto. Afinal, o dinheiro precisa entrar para pagar as contas, financiar o plano e dar lucro.
Na dúvida sobre qual caminho usar e como fazer essa combinação de estratégias?
O olhar especializado de um profissional de marketing pode garantir seu investimento no lugar certo e do jeito certo!
Conte com a nossa equipe para esse desafio!