4 motivos para integrar (de verdade) suas estratégias de Marketing e Vendas!
in Estratégia Digital
De acordo com um estudo da RD Station*, em 2023 apenas 26% das empresas afirmam ter batido suas metas de vendas. Por que é tão difícil alcançar os resultados esperados? O gap entre as áreas de marketing e vendas pode ser a resposta para esse enigma.
Parece óbvio dizer, mas o fato é que as táticas de Marketing e Vendas são interdependentes: assim como não basta entregar um alto volume de leads para o time comercial se a intenção de compra não for clara, não adianta converter os melhores leads se os vendedores não estiverem preparados para conduzir sua parte do processo.
Ou seja, para superar as dificuldades em ambos os departamentos, as soluções precisam estar cada vez mais alinhadas, mas infelizmente essa não é a realidade na maioria das empresas. Segundo a mesma pesquisa da RD, apenas 15% dos profissionais afirmam que essa integração é satisfatória.
Como acompanhamos de perto a experiência prática de vários clientes, aqui na Elos nós acreditamos que essa harmonia é a chave para virar o jogo – e a seguir listamos quatro dos principais motivos para investir nesse caminho!
Quando as metas e indicadores de Marketing e Vendas estão alinhados, os esforços se complementam e as estratégias se fortalecem
Garantir a participação das duas equipes na definição de metas e KPIs da estratégia é o primeiro passo nessa história. Aqui, o segredo é que os indicadores devem ser escolhidos cuidadosamente para refletir o sucesso coletivo, sempre deixando claro como cada equipe vai contribuir para alcançá-los.
Para o marketing, por exemplo, KPIs como o número de leads gerados, a taxa de conversão de visitantes em leads e o custo por lead são essenciais. Já para vendas, KPIs como a taxa de conversão de leads em clientes, o ciclo de vendas e o valor do ticket médio são os mais críticos.
Ao alinhar expectativas, as duas equipes podem medir seu desempenho de forma coordenada.
A comunicação aberta permite que as equipes ajustem suas abordagens e resolvam problemas com mais agilidade
O feedback do comercial é particularmente valioso para o marketing, pois os vendedores estão na linha de frente e interagem diretamente com os clientes potenciais, o que favorece insights sobre as objeções mais comuns, tendências do mercado, necessidades e desejos do público-alvo, ajudando o marketing a ajustar campanhas de forma mais ágil e precisa.
Por outro lado, o marketing pode entregar informações valiosas sobre a eficácia das campanhas e comportamentos observados na jornada de qualificação dos leads, permitindo que a equipe de vendas aprimore suas abordagens e priorize as oportunidades com maior probabilidade de conversão.
Mas para facilitar e favorecer esse feedback contínuo, é importante estabelecer canais de comunicação eficazes e rotinas regulares de troca de informações.
Veja também: Inbound e Outbound Marketing: entenda as diferenças e saiba como usar cada estratégia a favor da sua marca
As tecnologias de gestão integradas oferecem uma inteligência de dados valiosa para guiar a tomada de decisões estratégicas
Ferramentas como CRM, plataformas de automação de marketing e dashboards analíticos são bastante utilizados para orientar esforços de marketing e vendas e podem dar um resultado ainda melhor quando integrados!
Isso porque, juntos, eles tornam possível analisar grandes volumes de informações para identificar padrões, tendências e oportunidades em uma perspectiva mais abrangente.
Por exemplo: quais campanhas estão gerando leads mais qualificados? Que estratégias de vendas são mais eficazes? Onde estão os gargalos no funil de vendas e qual é o papel de cada time neste ajuste?
Já os dashboards de desempenho e relatórios analíticos dão o suporte necessário para monitorar KPIs e o progresso das metas de ambas as equipes, de forma transparente e colaborativa.
Quando as equipes de Marketing e Vendas trabalham juntas, os clientes recebem mensagens coesas e um atendimento alinhado em toda a jornada de compra
A consistência e a força de uma marca passam por todo processo de comunicação com os clientes. Desde o primeiro contato, seja através de uma campanha de marketing digital ou de uma interação nas redes sociais, até a fase de vendas, é essencial que a mensagem transmitida seja a mesma para que eles se sintam seguros e confiantes em sua decisão de compra.
Se o marketing promove um determinado valor ou benefício do produto, a equipe de vendas deve reforçar essa mesma mensagem. Da mesma forma, as divergências podem confundir e afastar o público, e dificilmente haverá uma segunda chance de conquista.
Vale lembrar que uma experiência consistente também abrange o atendimento pós-venda. Juntos, marketing e vendas colaboram para garantir que o cliente continue recebendo suporte e informações úteis, fortalecendo o relacionamento e incentivando a fidelização com a marca.
Sem uma cultura de colaboração clara entre Marketing e Vendas, é muito comum que as empresas proporcionem experiências um tanto confusas ao longo da jornada do cliente, tornando cada vez mais difícil alcançar as metas esperadas.
Quer uma ajuda para colocar essa integração em prática?
*Panorama de Marketing e Vendas da RD Station 2024