16 ago 2024

Vídeos com Celular: 10 dicas práticas para melhorar a sua gravação!

Um dos formatos mais populares do mundo digital, os vídeos são uma ótima ferramenta para divulgar pessoas e produtos, fortalecer campanhas, reconhecer times e trajetórias e marcar presença nas redes sociais. Aproveite as dicas abaixo e dê um toque profissional ao seu!

1. Escolha um bom lugar

Um ambiente bem iluminado e silencioso é o ideal para qualquer gravação. Você pode ficar perto da janela de uma sala clara e manter as portas fechadas, por exemplo. Lembre-se de se posicionar de frente para a fonte de luz e nunca de costas para ela. 

2. Defina um pano de fundo

Uma parede neutra, com poucos elementos, é uma ótima opção para ser o background do seu vídeo. Outra opção é desfocar o plano de fundo e se colocar no centro do quadro. 

3. Limpe as lentes do celular

É comum que as lentes fiquem sujas sem que a gente perceba. Antes de começar a gravar, lembre-se de limpá-las, para não se surpreender com borrões na imagem. 

4. Posicione o celular corretamente

Vídeos para redes sociais podem ser gravados com o celular na vertical (em pé). Já aqueles para conteúdos maiores, como um institucional que será exibido em um auditório, por exemplo, podem ser gravados na horizontal (deitado). Nas duas opções, vale manter o aparelho próximo a você durante toda a gravação, para que sua voz fique audível.

5. Câmera estática

Vai gravar uma fala mais formal ou quer garantir uma estética mais certinha? Coloque o celular em uma mesa com um apoio atrás, para que ele fique fixo. Isso evita movimentos bruscos durante a gravação. Se tiver acessórios, como um tripé básico e uma ring light disponíveis, melhor ainda!  Vale também manter o celular na altura do olhar, para não ter de inclinar ou abaixar a cabeça durante a gravação.

6. Câmera na mão 

Seu vídeo é mais dinâmico e informal? Neste caso, a estética “câmera na mão” funciona super bem! Aqui, a dica de manter o celular na altura do rosto continua valendo.

7. Precisa ler o texto? 

Alguns aplicativos te ajudam nessa tarefa. Neste link tem uma opção gratuita que funciona em smartphone e desktop. 

8. Uma pausa antes e depois da gravação

Tudo pronto? Aperte o REC, respire em silêncio por breves segundos e comece a sua fala. Quando terminar, faça a mesma coisa e só depois dê o pause/stop. Isso é importante para registrar sua fala completa (antes do movimento do seu braço indo apertar o pause/stop). 

9. Aproveite os apps de edição

Gravações feitas, partiu edição – e uma série de aplicativos te ajudam nessa tarefa. O Capcut é um dos mais populares, mas você também pode testar o VivaVideo, o Splice e o Inshot (todos disponíveis para iOS e Android).                                                         

10. Dê mais vida à sua história

Com a ajuda dos apps indicados, você também pode acrescentar outras imagens, vídeos, trilhas sonoras, textos, legendas e inúmeros outros recursos para completar a sua narrativa e deixar seu vídeo mais dinâmico.

Boa gravação!