24 out 2024

Quer construir uma comunicação interna estratégica de verdade? Comece por aqui!

Bora conhecer algumas premissas baseadas em nossa expertise de longa data no assunto e que fazem a diferença nesse trabalho

Como sempre reforçamos por aqui, a gente acredita – mesmo! – na importância de se construir uma comunicação interna estratégica porque acompanhamos de perto trabalhos que impactam nossos clientes de forma inspiradora há mais de 20 anos, vivenciando essa realidade na prática diariamente. 

E é com base nessa expertise toda que compartilhamos, a seguir, aquelas que são as principais premissas que guiam nosso olhar quando o assunto é CI, e que a gente acredita que podem te ajudar a fazer a diferença por aí também. 

Bora conferir!

1- PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Tudo começa por esta que é a primeira e mais importante etapa de qualquer área, e não seria diferente com a comunicação interna. Desenhar um planejamento estratégico significa definir objetivos, metas, KPIS e táticas claras para guiar todos os demais passos, sempre alinhados às necessidades do negócio.

É também por meio de um planejamento estratégico bem definido que a área de CI ganha autonomia para se fortalecer, não só como gestora de canais e ações internas, mas também como guardiã e fomentadora da cultura da empresa e do alinhamento de tudo que se comunica, dentro e fora dela.

2- COLABORADORES COMUNICADORES

Toda comunicação é uma via de mão dupla, feita por pessoas e para pessoas. Isso significa que os colaboradores têm um papel decisivo nessa história e precisam assumir uma postura ativa de corresponsáveis pelo que se comunica. 

Em outras palavras, é ilusão achar que a comunicação de uma empresa inteira é responsabilidade apenas de uma área. Todo mundo tem um papel fundamental nesse processo – não apenas os famosos influenciadores internos, mas todas as pessoas que integram uma organização (incluindo eles, é claro!)

3- PESSOAS PROTAGONISTAS 

E como tudo que é feito por pessoas se fortalece com a participação delas, é preciso garantir visibilidade às histórias, às conquistas e às trajetórias dos times, além de reconhecê-las da melhor forma e sempre que fizer sentido. 

4- DIÁLOGO, TRANSPARÊNCIA E REPERTÓRIO

Informar, sensibilizar, engajar e motivar os colaboradores também são premissas de uma comunicação interna estratégica e que ganha ainda mais força quando acontece com simplicidade, escuta genuína e assertividade. Nem sempre é preciso reinventar a roda e fazer o básico bem feito é sempre um ótimo caminho. 

5- ALCANCE E SEGMENTAÇÃO 

É papel dos times de comunicação interna garantir um olhar apurado e fazer as mensagens certas chegarem aos diferentes públicos de cada organização, com clareza sobre o que se comunica e sobre as segmentações necessárias para cada temática. 

6- MÉTRICAS, SEMPRE

Sim, sempre elas! Definir as métricas e os resultados esperados por cada comunicação e ação é fundamental para acompanhar de perto e entender o que está funcionando e o que precisa ser revisto, num monitoramento consistente dos avanços e das melhorias a serem realizados, sempre com foco no negócio! 

7- LÍDERES ENGAJADOS

Por falar em foco no negócio, envolver a liderança de forma ativa e contar com seu engajamento nas ações da área são também premissas básicas para o sucesso de uma comunicação interna estratégica. Afinal, a inspiração pelo exemplo é sempre a forma mais efetiva de proporcionar engajamento e reafirmar a importância do que está sendo realizado e comunicado. 

Como tem sido o trabalho de Comunicação Interna aí na sua empresa? 

Se precisar de ajuda para implementar novos caminhos por aí, pode contar com a gente!