6 estratégias tradicionais de marketing digital que trazem ótimos resultados
in Estratégia Digital
Pode acreditar: o básico bem-feito super funciona! Confira algumas ações consagradas que surpreendem em termos de retorno sobre investimento
Em um mercado digital com cada vez mais possibilidades, a sensação de que fazer algo novo é a única maneira de se diferenciar é uma constante – mas este post está aqui para lembrar: existem muitas estratégias de marketing tradicional que trazem ótimos resultados!
A verdade é que antes de se jogar nas trends, a estratégia base, tradicional, precisa estar bem consolidada para que outras formas e ferramentas efêmeras consigam trazer resultados.
O motivo é simples: vamos supor que você entre na trend do momento e faça um conteúdo viral. Já imaginou como vai fazer para reengajar essa nova audiência conquistada de repente? Se esse novo público entrar no seu site, você já tem algum gatilho planejado para trazê-lo de volta? Como ele vai lembrar de você depois que a trend passar?
Uma boa forma de fugir das tendências que não fazem sentido para o seu negócio é retornar ao básico!
Quais estratégias de marketing tradicionais ainda trazem ótimos resultados?
1. E-mail marketing
Simples e efetivo, o e-mail marketing nunca perdeu sua força. Em um mundo onde o algoritmo disputa atenções o tempo todo, ter acesso direto ao seu público por e-mail é muito valioso!
Enviar conteúdos relevantes e dar opções de conversão diretamente no e-mail pode aumentar ainda mais seu ROI (Retorno sobre Investimento).
De acordo com um estudo de 2018 da HubSpot, 59% dos profissionais de marketing afirmaram que o e-mail oferecia o melhor ROI. E a pesquisa Litmus 2022 mostrou que o ROI médio do email marketing é de 42 dólares para cada dólar investido. Nada mal, hein?
2. Atualizar e otimizar conteúdos antigos
Atualizar conteúdos de bom desempenho uma ou duas vezes ao ano pode garantir que eles ainda estejam com melhor qualidade e alinhados com o que os usuários estão procurando. Isso também gera um ROI maior do que criar postagens do zero, pois aproveita um trabalho que você já fez, economizando tempo e recursos.
Ter informações atualizadas é uma forma de construir confiança e posicionar seu blog como uma fonte confiável e de autoridade no seu nicho. Vale lembrar que, no entanto, a atualização também depende do tipo de conteúdo, de qual é o seu propósito e se o tema ainda faz sentido para a sua marca.
Uma boa ideia, além de incorporar novas palavras-chave, é revisar os Calls-to-Action (CTAs) para melhorar as taxas de conversão de artigos já existentes.
3. Retargeting
O retargeting usa anúncios personalizados para lembrar os usuários dos produtos ou serviços que eles já visualizaram, incentivando-os a retornar e completar a ação. Em outras palavras, quando feito corretamente (e de forma não invasiva), reengajar consumidores que já interagiram com sua marca pode levá-los mais adiante no funil de vendas.
De acordo com a Harvard Business Review, a transparência é o melhor caminho quando se trata de retargeting: 40% dos entrevistados tinham mais chances de converter quando as recomendações eram baseadas em informações fornecidas por eles à marca.
Ou seja, o retargeting é uma estratégia tradicional que ainda gera resultados pois pode aumentar as conversões e reforçar a marca.
4. Estratégias multicanais
Seu cliente não está em uma só rede social e você precisa estar presente em mais de um canal para impactar esse público em diferentes momentos e de diferentes formas.
Essa é uma estratégia antiga, existe antes mesmo da internet, mas com tantos novos canais e plataformas disponíveis, continua fazendo muito sentido e traz ótimos resultados
Mas atenção: é importante garantir que o conteúdo faça sentido para a marca e para o canal, já que cada plataforma tem requisitos únicos.
Como está o seu planejamento editorial?
5. Eventos ao vivo
“Quem ainda faz live em 2024?” Quem acredita no poder da conexão! Pessoas gostam de se sentir próximas a outras pessoas. Webinars, lives e apresentações presenciais permitem que você construa uma conexão mais pessoal com seu público.
As lives permitem responder perguntas e ouvir feedbacks de forma instantânea. Isso cria um senso de proximidade e confiança entre a marca e o consumidor.
Diferentemente de vídeos editados, as lives tendem a ser mais espontâneas, o que passa uma imagem mais genuína. Essa autenticidade é valorizada pelo público, pois aproxima as pessoas da realidade da empresa ou do influenciador.
E o que essa estratégia tradicional pode proporcionar em resultados concretos?
Além de consolidar a reputação da marca, lives são frequentemente usadas para lançar produtos ou promoções exclusivas, gerando um senso de urgência e exclusividade, incentivando os espectadores a comprarem enquanto a live ainda está acontecendo.
6. Depoimentos
Clientes estão sempre procurando por uma empresa confiável e de boa reputação que ofereça um produto ou serviço de alta qualidade. Feedbacks dos consumidores são uma forma de prova social, aumentando a credibilidade e a confiança na marca.
Ou seja, divulgar depoimentos positivos dos clientes é uma estratégia de marketing tradicional extremamente eficaz que ainda traz muitos resultados.
Recebeu feedbacks positivos dos seus clientes? Use-os! Nos anúncios, no seu site e em suas campanhas. Pessoas confiam em outras pessoas: quando consumidores veem que pessoas reais tiveram experiências positivas, ficam mais propensos a acreditar que podem ter uma experiência similar.
Depoimentos também podem ser benéficos para o SEO, principalmente se forem postados em páginas específicas de produtos ou serviços, pois geram conteúdo adicional com palavras-chave relevantes. Além disso, é uma estratégia que reforça o item 2: os depoimentos servem como atualização da página e mostram que ela está ativa.
Atuando em conjunto, as seis estratégias que abordamos são a base de um plano de presença digital. Ao alinhar essas ações ao propósito da marca, contando com uma linha editorial bem definida e com objetivos estruturados, o sucesso é o próximo passo!