Marca empregadora: o que significa e por que é essencial?
in Comunicação Estratégica
Trabalhar a marca empregadora da sua empresa pode ser primordial para a atração e a retenção de talentos. Bora entender na prática o que isso significa!
Investir em uma cultura organizacional consistente, promover uma comunicação transparente dentro e fora da empresa e oferecer benefícios competitivos são alguns passos fundamentais para qualquer trabalho de atração e retenção de talentos, certo? Pois saiba que todos eles estão diretamente relacionados ao conceito de marca empregadora.
Mas você sabe o que é marca empregadora? Tem ideia de como ela se relaciona ao termo employer branding? Imagina por que isso é importante e como é possível começar esse trabalho?
Neste artigo, a gente te ajuda a responder a essas questões!
O Que é Marca Empregadora e Employer Branding?
Marca empregadora é a tradução em português do termo em inglês employer branding e se refere à percepção dos colaboradores e de potenciais talentos sobre como é a cultura e a forma de trabalhar de uma empresa.
Estamos falando sobre como aquele ambiente é visto como local de trabalho: qual é sua reputação, quais são seus valores, sua cultura e as perspectivas profissionais que oferece, tanto para quem já está lá dentro, como para quem observa esse ambiente de fora – – principalmente, como tudo isso desperta nas pessoas o sentimento de querer fazer parte daquela empresa ou não.
Ou seja, construir uma marca empregadora forte é um ótimo caminho para atrair profissionais qualificados e reter a equipe, num processo genuíno e que se retroalimenta de forma orgânica e contínua, de dentro para fora e de fora para dentro.
Trata-se de uma perspectiva de longo prazo, que não acontece da noite para o dia, mas que impacta diretamente os negócios.
Qual o impacto de uma marca empregadora forte para os negócios?
De acordo com o Linkedin, uma marca empregadora bem estabelecida reduz os custos de recrutamento em até 43%, ou seja, proporciona benefícios financeiros muito claros, mas vai muito além disso, como mostram outros dados:
- De acordo com o Great Place to Work, 84% dos colaboradores preferem trabalhar em uma empresa com uma boa reputação.
- A mesma pesquisa do Linkedin citada acima mostra que 96% dos candidatos a uma oportunidade profissional pesquisam a reputação do potencial empregador antes de mudar de emprego.
Para completar esse breve cenário, vale incluir aqui um alerta vermelho, apontado pelo próprio Linkedin: 46% dos funcionários de diferentes empresas afirmam que seus empregadores não promovem com efetividade sua marca empregadora. Será que esse é o caso da sua empresa?
Se for, a hora de começar a entender como reverter isso é agora!
Como construir uma marca empregadora forte?
Aqui na Elos, a gente acredita que o passo número zero para a construção de uma marca empregadora forte é garantir a consistência entre o que a sua empresa promete e o que ela de fato entrega para funcionários e novos talentos.
Afinal, de nada adianta bradar aos quatro ventos que você proporciona um ótimo lugar para se trabalhar, se rapidamente podemos encontrar publicações dos seus funcionários nas redes sociais dizendo que nada daquilo é verdade.
Partindo, então, da premissa que sua empresa mantém uma prática sintonizada ao discurso, o passo seguinte para a construção de uma marca empregadora relevante é fazer um diagnóstico da sua cultura empresarial.
Aqui, o objetivo é entender como sua empresa se destaca diante das demais em relação a ambiente de trabalho, benefícios, relações com stakeholders, atuação institucional, etc. Vale também incluir nesse diagnóstico a percepção sobre como as pessoas “de fora” enxergam a sua empresa nesse quesito.
A partir dessa primeira lição de casa muito bem-feita, é possível desenhar com mais assertividade um posicionamento de marca empregadora consistente. E uma boa estratégia sobre o assunto passa, necessariamente, pelos pilares que destacamos a seguir.
Fortaleça sua cultura organizacional
Nós passamos pelo menos oito horas diárias no trabalho, por isso é importante que ele seja um bom lugar para se estar, e isso começa pela cultura de cada empresa. O que você tem feito para que isso seja uma realidade? Qual o propósito e quais valores guiam seus negócios e se refletem claramente no dia a dia de trabalho por aí?
Uma cultura forte é aquela que valoriza suas pessoas, que leva sério questões fundamentais como diversidade, inclusão e bem-estar, que oferece programas de reconhecimento e feedback constante. Mas também é importante destacar que a construção de uma cultura é um processo único de cada empresa e deve ser coerente com cada realidade.
Promova uma comunicação transparente e coerente
Esse item está diretamente relacionado ao que falamos no começo do artigo: o passo zero para qualquer marca empregadora é a coerência entre discurso e prática, por isso manter uma comunicação clara e honesta é fundamental para construir um clima de confiança entre os colaboradores, o que naturalmente reverbera de forma positiva para fora.
Apoie o desenvolvimento profissional da sua equipe
Criar um ambiente de aprendizagem contínua é uma forma concreta de colocar isso em prática. E não estamos falando apenas de oferecer treinamentos, mas também de garantir boas oportunidades de crescimento profissional e de fomentar a colaboração e a troca de ideias entre os times.
Construa um programa de benefícios coerente
Ninguém trabalha só por amor ou caridade, mas principalmente para buscar a realização profissional e poder desfrutar de uma vida confortável. Oferecer benefícios além do básico pode ser o diferencial que vai fazer um novo talento escolher a sua empresa e não outra, além de funcionar como um reconhecimento concreto e palpável ao trabalho do seu time.
Mais uma vez, é fundamental que cada empresa parta do seu próprio contexto e da sua realidade para isso, mas, de forma geral, esses benefícios podem ser tangíveis e intangíveis, como flexibilidade de horário, trabalho remoto, programas de saúde e bem-estar, iniciativas de voluntariado e responsabilidade social, entre outros.
Comunique esse trabalho para o público externo (dica: as redes sociais são um ótimo lugar para isso!)
Utilizar as redes sociais para compartilhar a cultura e os valores da empresa é uma ótima forma de atrair talentos, e aqui entram assuntos e formatos dos mais variados.
Vale publicar depoimentos de colaboradores, divulgar eventos internos que inspiraram a todos, além de reverberar ações sociais encabeçadas pela sua empresa que fizeram a diferença na vida de outras pessoas.
A imagem positiva da sua empresa é um ativo valioso e que potencializa diretamente a sua marca empregadora.
E por aí, como anda o trabalho de marca empregadora? Se precisa construir do zero ou melhorar sua estratégia, nosso time está aqui pra te ajudar!