Comunicação e Liderança: como líderes podem e devem fortalecer a comunicação interna e externa das empresas?
in Comunicação Estratégica
Liderar e inspirar pelo exemplo ainda é uma das formas mais efetivas de favorecer o engajamento dos times e stakeholders nos mais variados aspectos de uma empresa. E é claro que com a comunicação não seria diferente!
Se tem algo que podemos afirmar por experiência própria é que a relação entre comunicação e Liderança é intrínseca e afeta diretamente tanto os aspectos internos como externos de qualquer empresa.
Nesse sentido, uma Liderança engajada e participativa é aquela que apoia a sua disseminação e promove o engajamento das pessoas, atuando como agente e catalisador de todo o processo. Sem essa participação ativa, efetiva e consciente, o poder de alcance das estratégias comunicativas pode ficar seriamente comprometido.
Mas afinal qual é o papel de cada ator nessa história? E como é possível fortalecer a Liderança por meio da comunicação, e vice-versa?
A seguir, vamos compartilhar algumas pistas para responder a essas questões!
O papel da Liderança na comunicação interna
O engajamento da Liderança é crucial para o sucesso de qualquer organização em todos os seus aspectos, e na comunicação interna isso ganha ainda mais relevância.
Construir um ambiente em que a comunicação seja fluida, transparente e eficaz é fator que pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma estratégia. Ao pensar o papel da Liderança na comunicação interna, alguns aspectos fundamentais se destacam:
- Construção de Confiança: A transparência na comunicação entre líderes e colaboradores é fundamental. Quando líderes compartilham informações relevantes e ouvem as preocupações de suas equipes, criam um ambiente de confiança que estimula a colaboração.
- Melhoria do Engajamento: de acordo com a Grammarly, empresas com líderes que demonstram comprometimento possuem equipes 25% mais engajadas. Isso não apenas aumenta a motivação dos colaboradores, mas também melhora a retenção de talentos.
- Facilitação de Feedback: Líderes engajados incentivam feedback contínuo, permitindo que os colaboradores expressem suas opiniões e sugestões, uma forma concreta de promover um ciclo de melhoria constante e uma cultura de aprendizado.
E quando isso não acontece?
Assim como a Liderança engajada na comunicação interna fortalece o que citamos acima, a liderança que se esquiva das iniciativas corporativas também comunica algo muito claro para os colaboradores, mas de forma negativa.
E alguns exemplos que já acompanhamos de perto mostram como isso acontece.
Imagine que a área de RH desenvolva um evento sobre a cultura da empresa, planejando uma série de ações com todo cuidado para proporcionar uma experiência inspiradora aos colaboradores que deve ajudá-los a entender na prática como essa cultura se manifesta no dia a dia, fortalecendo esse que é um pilar fundamental de qualquer organização.
A ação ficou disponível ao longo de uma semana para que todos pudessem participar, mas nenhum líder, nem do alto, nem do médio escalão se dispôs a vivenciar a proposta, tampouco incentivou seu time a participar da ação. O que a atitude dessa liderança comunica para a empresa, para o time e para toda organização sobre o evento?
Agora imagine que uma empresa implementou um aplicativo gamificado incentivando os colaboradores a compartilharem histórias entre si, a realizarem pequenas tarefas cotidianas, a assistir a conteúdos com aprendizados importantes sobre temáticas corporativas, além de incentivar o compartilhamento de notícias sobre a empresa nas redes sociais. Quanto mais tarefas um colaborador realiza, mais eles pontuam para concorrer a pequenos prêmios.
A iniciativa é um sucesso, gera um ótimo engajamento, mas ao analisar os dados, percebe-se que ela ficou estagnada em uma determinada área.
Ao investigar a causa nesta área específica, descobriu-se que a liderança daquele setor estava manifestando seu incômodo com a proposta para todo o time, alegando que colaboradores que pontuaram demais no aplicativo estavam trabalhando de menos.
Como a Liderança Fortalece a Comunicação Externa?
A comunicação externa tem a responsabilidade crucial de construir e fortalecer a imagem da empresa, transbordando sua cultura corporativa da porta para fora frente aos mais variados stakeholders. Aliás, aqui no nosso blog, já abordamos a importância de que esse trabalho aconteça em sintonia com a comunicação interna.
Como envolver a liderança neste trabalho? Aqui vão 3 exemplos para começar:
- Embaixadores da Marca: Líderes que se envolvem ativamente em eventos e interações com o público externo atuam como embaixadores da marca, transmitindo os valores e a missão da empresa de forma autêntica. Em tempos de redes sociais, é comum, por exemplo, que os próprios donos das empresas ou mesmo CEOs de grandes corporações dêem as caras nas plataformas em busca de construir uma relação mais próxima com seu público. O segredo, nesses casos, é garantir que essa atuação faça sentido com o contexto e não seja “forçada”, só porque outras empresas estão fazendo.
- Compartilhamento de Experiências: Ao contar histórias reais sobre a cultura e as realizações da empresa, os líderes conectam-se emocionalmente com stakeholders como clientes e a comunidade. Esse tipo de iniciativa pode acontecer por meio do compartilhamento de histórias de sucesso em eventos, em fóruns de discussão criados pela próprias empresas e também nas redes sociais, claro.
- Transparência nas Relações: A abertura sobre os processos e decisões da empresa aumenta a confiança dos clientes e parceiros, facilitando a construção de relacionamentos bem estabelecidos.
Boas práticas para que a Liderança apoie o fortalecimento da comunicação nas empresas
Por aqui, sempre achamos fundamental reforçar que cada empresa é um universo próprio, com particularidades e contextos que devem ser levados em consideração ao desenvolver qualquer estratégia e ação.
Seja como for, algumas iniciativas têm se mostrado eficientes em qualquer cenário, por isso acreditamos que vale a pena serem considerados na sua estratégia:
- Treinamentos em Comunicação: Oferecer treinamentos que desenvolvam as habilidades de comunicação dos líderes pode melhorar significativamente a eficácia da comunicação interna e externa, caso eles se apresentem como porta-vozes
- Estruturas de Comunicação: Criar canais claros e interconectados, como reuniões regulares, newsletters e plataformas digitais, é uma estratégia eficaz e que deve levar em consideração a presença da liderança, para que possa compartilhar informações e ouvir feedback em diferentes momentos, com
- Feedback Regular: Estabelecer um sistema de feedback contínuo onde líderes e colaboradores possam interagir de maneira construtiva ajuda a aumentar a satisfação e a motivação.
- Reconhecimento de Resultados: Celebrar conquistas e reconhecer o esforço dos colaboradores é uma maneira poderosa de manter a moral elevada e reforçar o compromisso da equipe.
- Comunicação Horizontal: Promover espaços, inciativas e ambientes em que os colaboradores se sintam confortáveis para se comunicar entre si, além da hierarquia, pode fortalecer a cultura organizacional.
Contar com o envolvimento da liderança no processo comunicativo é um aspecto central para as estratégias organizacionais, que não apenas motiva os colaboradores, mas também constrói uma imagem forte da empresa no mercado.
E por aí, como anda esse processo? Se estiver precisando de apoio para fortalecer algum aspecto nesse trabalho, é só chamar!
Chris Marin
CEO e Diretora de Planejamento e Atendimento
chris@eloscomunicacao.com.br