22 out 2025

Desafios da comunicação interna: por que a informação não chega a todos?

Enfrentar os ruídos e a baixa eficiência na comunicação pede corresponsabilidade entre CI, liderança e colaboradores

Já se perguntou por que, mesmo com tantas ações e canais nas empresas, as informações necessárias nem sempre chegam a quem precisa? Manter os funcionários bem informados sobre o que realmente importa é, sem dúvidas, um dos grandes desafios da comunicação interna. 

Segundo a pesquisa “Comunicação Interna Trends 2025”, realizada pela Progic e Indicafix, 76,8% das empresas apontam o engajamento dos colaboradores como principal objetivo da comunicação interna. Ainda assim, mais da metade (53,9%) diz enfrentar dificuldades para alcançar todos os públicos internos.

A realidade é que, mesmo com um bom planejamento e uma estratégia de canais bem feita, nem sempre é possível garantir que as mensagens cheguem e sejam assimiladas. 

E se é verdade que não há receita mágica para resolver a questão, fato é que a de comunicação interna não pode ser vista como a única responsável por fazer a informação fluir. A solução mora na corresponsabilidade da área com a liderança, com as áreas parceiras e, claro, com os próprios colaboradores.

Assim como qualquer pessoa atualmente, os colaboradores convivem com uma avalanche de informações todos os dias: são e-mails, chats, notificações de apps, reuniões. E tudo isso enquanto tentam cumprir metas e manter o foco.

Esse bombardeio constante cria o que especialistas chamam de “cegueira informacional”, quando, diante de tanto conteúdo, a pessoa simplesmente para de prestar atenção. A consequência? Comunicados importantes passam facilmente batido.

Nesse cenário, uma pergunta é relevante: será que a informação não chega, ou o colaborador não vai atrás?

Na prática, os dois lados precisam se ajustar. É papel da comunicação interna avaliar o volume, o formato e a relevância das mensagens. Mas também é necessário que o colaborador assuma que estar bem informado faz parte do seu trabalho. E selecionar o que realmente importa é um de seus atributos.

Assim como qualquer pessoa atualmente, os colaboradores convivem com uma avalanche de informações todos os dias: são e-mails, chats, notificações de apps, reuniões. E tudo isso enquanto tentam cumprir metas e manter o foco.

Esse bombardeio constante cria o que especialistas chamam de “cegueira informacional”, quando, diante de tanto conteúdo, a pessoa simplesmente para de prestar atenção. A consequência? Comunicados importantes passam facilmente batido.

Nesse cenário, uma pergunta é relevante: será que a informação não chega, ou o colaborador não vai atrás?

Na prática, os dois lados precisam se ajustar. É papel da comunicação interna avaliar o volume, o formato e a relevância das mensagens. Mas também é necessário que o colaborador assuma que estar bem informado faz parte do seu trabalho. E selecionar o que realmente importa é um de seus atributos.

Assim como a área de comunicação interna e os líderes, o colaborador também tem um papel ativo nesse processo: ele não pode ser um espectador passivo esperando que tudo chegue até ele de forma mastigada.

Um colaborador que assume esse protagonismo:

  • Acessa ativamente os canais de comunicação
  • Participa de pesquisas, enquetes e fóruns
  • Questiona, compartilha e contribui com sugestões
  • Ajuda a multiplicar informações relevantes com a equipe

E para incentivar esse comportamento, a área de comunicação deve:

  • Criar canais acessíveis, intuitivos e bem organizados
  • Realizar campanhas de valorização da participação ativa
  • Implementar programas de influenciadores internos (funcionários que atuam como embaixadores da comunicação)
  • Promover treinamentos e ações de engajamento contínuo
  • Reconhecer quem participa, com feedbacks, menções e incentivos simbólicos

Essa troca constante e bem organizada entre os papéis tem o poder de criar um ambiente onde comunicação não é uma obrigação, é parte da cultura.

A corresponsabilidade na comunicação interna é um caminho virtuoso para favorecer um time bem informado e engajado. Não se trata somente de enviar a mensagem, mas de garantir que ela seja protagonizada pelas equipes, além de recebida, compreendida e valorizada por todos.O resultado é um fluxo de divulgações mais claro, uma redução no excesso de informação e um ambiente de trabalho mais conectado e produtivo.

 Quer entender como fortalecer  essa corresponsabilidade para a sua empresa?