Desafios da comunicação interna: por que a informação não chega a todos?
in Comunicação Interna
Enfrentar os ruídos e a baixa eficiência na comunicação pede corresponsabilidade entre CI, liderança e colaboradores
Já se perguntou por que, mesmo com tantas ações e canais nas empresas, as informações necessárias nem sempre chegam a quem precisa? Manter os funcionários bem informados sobre o que realmente importa é, sem dúvidas, um dos grandes desafios da comunicação interna.
Segundo a pesquisa “Comunicação Interna Trends 2025”, realizada pela Progic e Indicafix, 76,8% das empresas apontam o engajamento dos colaboradores como principal objetivo da comunicação interna. Ainda assim, mais da metade (53,9%) diz enfrentar dificuldades para alcançar todos os públicos internos.
A realidade é que, mesmo com um bom planejamento e uma estratégia de canais bem feita, nem sempre é possível garantir que as mensagens cheguem e sejam assimiladas.
E se é verdade que não há receita mágica para resolver a questão, fato é que a de comunicação interna não pode ser vista como a única responsável por fazer a informação fluir. A solução mora na corresponsabilidade da área com a liderança, com as áreas parceiras e, claro, com os próprios colaboradores.
O excesso de informações e a cegueira informacional
Assim como qualquer pessoa atualmente, os colaboradores convivem com uma avalanche de informações todos os dias: são e-mails, chats, notificações de apps, reuniões. E tudo isso enquanto tentam cumprir metas e manter o foco.
Esse bombardeio constante cria o que especialistas chamam de “cegueira informacional”, quando, diante de tanto conteúdo, a pessoa simplesmente para de prestar atenção. A consequência? Comunicados importantes passam facilmente batido.
Nesse cenário, uma pergunta é relevante: será que a informação não chega, ou o colaborador não vai atrás?
Na prática, os dois lados precisam se ajustar. É papel da comunicação interna avaliar o volume, o formato e a relevância das mensagens. Mas também é necessário que o colaborador assuma que estar bem informado faz parte do seu trabalho. E selecionar o que realmente importa é um de seus atributos.
O excesso de informações e a cegueira informacional
Assim como qualquer pessoa atualmente, os colaboradores convivem com uma avalanche de informações todos os dias: são e-mails, chats, notificações de apps, reuniões. E tudo isso enquanto tentam cumprir metas e manter o foco.
Esse bombardeio constante cria o que especialistas chamam de “cegueira informacional”, quando, diante de tanto conteúdo, a pessoa simplesmente para de prestar atenção. A consequência? Comunicados importantes passam facilmente batido.
Nesse cenário, uma pergunta é relevante: será que a informação não chega, ou o colaborador não vai atrás?
Na prática, os dois lados precisam se ajustar. É papel da comunicação interna avaliar o volume, o formato e a relevância das mensagens. Mas também é necessário que o colaborador assuma que estar bem informado faz parte do seu trabalho. E selecionar o que realmente importa é um de seus atributos.
O protagonismo do colaborador
Assim como a área de comunicação interna e os líderes, o colaborador também tem um papel ativo nesse processo: ele não pode ser um espectador passivo esperando que tudo chegue até ele de forma mastigada.
Um colaborador que assume esse protagonismo:
- Acessa ativamente os canais de comunicação
- Participa de pesquisas, enquetes e fóruns
- Questiona, compartilha e contribui com sugestões
- Ajuda a multiplicar informações relevantes com a equipe
E para incentivar esse comportamento, a área de comunicação deve:
- Criar canais acessíveis, intuitivos e bem organizados
- Realizar campanhas de valorização da participação ativa
- Implementar programas de influenciadores internos (funcionários que atuam como embaixadores da comunicação)
- Promover treinamentos e ações de engajamento contínuo
- Reconhecer quem participa, com feedbacks, menções e incentivos simbólicos
Essa troca constante e bem organizada entre os papéis tem o poder de criar um ambiente onde comunicação não é uma obrigação, é parte da cultura.
Corresponsabilidade que gera resultados
A corresponsabilidade na comunicação interna é um caminho virtuoso para favorecer um time bem informado e engajado. Não se trata somente de enviar a mensagem, mas de garantir que ela seja protagonizada pelas equipes, além de recebida, compreendida e valorizada por todos.O resultado é um fluxo de divulgações mais claro, uma redução no excesso de informação e um ambiente de trabalho mais conectado e produtivo.
